sexta-feira, 8 de julho de 2011

Receita do fim de semana: sopa de cebola com vinho

Agora, nessa minha nova fase de moça de família (rsss), tenho me arriscado a fazer algumas receitinhas mais legais. E as que forem dando certo, vou colocando aqui.

Essa receita, eu peguei na ChefTV, que é um canal que eu adoro. É daquela Trish Dasquantas, que é uma irlandesa que é especializada em culinária francesa.

Como no programa ela não deu as medidas, na hora de preparar a gente deu uma adaptada e acho que ficou bem legal. Rendeu quatro pratos bem servidos.

Os ingredientes:
5 cebolas grandes
2 dentes de alho
vinho tinto
caldo de galinha
manteiga sem sal
azeite de oliva
1 litro de água

O preparo:
Dissolva o caldo pronto (eu usei aquele de potinho, que é tipo um gel) em um litro de água fervente e reserve.


Corte as cebolas em fatias finas. Sugiro a ajuda de marido nessa fase. É uma coisa que une o casal, sabe? Os dois chorando de emoção ao cozinhar juntos em perfeita harmonia! rss
Fatie os dentes de alho.
Coloque o azeite, a manteiga e os alhos numa frigideira grande e funda ou numa panela grande e doure um pouco.
Acrescente as cebolas e deixe-as dourar. Não deve ficar crocante. Ela vai murchar e ficar macia e você vai ter vontade de comer a cebola com pão francês (eu tive, pelo menos), mas resista.

Nessa fase, acrescente, acrescente o vinho tinto seco e deixe ferver por uns cinco minutos. Eu coloquei o suficiente para praticamente cobrir as cebolas (mais ou menos meia garrafa). Usei vinho da uva Carmenere, uma coisa assim, sobras de casório, sabe?

A cebola começando a cozinhar com o vinho:


Depois de uns minutinhos, fica assim:


Quando o vinho tiver reduzido um pouco, acrescente o caldo e deixe cozinhar por meia hora.


Este é momento certo para tomar uma taça de vinho, no melhor estilo: cozinho e beberico.

E está pronto!

Na receita original, a Trish colocava a sopa em refratários individuais, colocava torradinhas com queijo por cima e gratinava no forno.

Na minha receita, a gente sai correndo para a cozinha, enche um prato bem fundo, pega pão francês e se delicia!

Foi um sucesso total lá em casa. Marido disse que estava melhor que a sopa de cebola do restaurante de Paris. Ulalá! Me senti o máximo! Naturalmente, não houve uma sobra.

Perfeito para dar uma animada nesse fim de semana gelado, né?

Se alguém fizer a receita, depois me conta se ficou bom? Vou adorar saber!

0 Dê o seu pitaco:

Postar um comentário

Comentem loucamente!